Qual a diferença entre a ONU e as outras ONGs?


Apesar de ambas terem como objetivo principal o desenvolvimento social de comunidades e países, a Organização das Nações Unidas (ONU) tem uma grande diferença em comparação à maioria das outras organizações humanitárias internacionais: ela não é totalmente independente em relação às ações governamentais.

Não que as demais organizações estejam alheias às vontades dos governos, pois caso as autoridades locais queiram, elas podem simplesmente impedir a entrada de membros de uma determinada instituição no país ou proibir suas atividades, embora isso seja quase impossível em nações democráticas. Dentro do Sistema ONU, porém, a sintonia com os governos, geralmente, é bem maior.

Como explícito em seu nome, a ONU é uma “organização de nações”. Ou seja, as autoridades máximas são seus países-membros; e os governantes desses países têm o poder de interferência nas ações que são feitas dentro dos seus territórios, podendo solicitar mudanças ou a interrupção de programas e projetos feitos pelas diferentes Agências, Fundos ou Escritórios Especiais da ONU.

Durante meus trabalhos para o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e Aids (Unaids) em Moçambique, sentia que nossas ações precisavam estar muito mais alinhadas ao que o governo moçambicano queria do que as iniciativas dos meus colegas da Médicos Sem Fronteiras e Save The Children, por exemplo.  

Lucas Bonanno

Dúvidas ou comentários?

Escreva para contato@prafazeradiferenca.com.br